3 de jul. de 2011
Foi realizado na manhã do dia 03/07/2011 a 1ª Simulação de Desocupação das Áreas de Risco Geológico da cidade do Rio de Janeiro.
Com a participação de todos os 18 Agentes Comunitários de Saúde, diversos Agentes de Vigilância em Saúde, profissionais da Defesa Civil- RJ, membros da Cruz Vermelha brasileira entre outros, o exercício foi extremamente eficaz, uma vez que centenas de moradores da Comunidade do Borel puderam comprovar a importância de um abrigo seguro em momentos de chuvas e ventos fortes.
Às 10 horas da manhã, com o alerta das sirenes, o teste teve início. Os residentes das áreas de risco começaram a se deslocar até o ponto de apoio mais próximo, onde, haveria suporte para a estadia das famílias até o fim das chuvas.
É importante lembrar que hoje foi apenas um simulado, e, esperamos que momentos verdadeiros de chuvas e desocupações sejam abreviados por um acolhimento caloroso de quem nos recebe.
O CMS Carlos Figueiredo Filho agradece a todos os instrumentos sociais encontrados na Comunidade, em especial a JOCUM e ao CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, principais pontos de apoio identificados durante o exercício.